Conheça a Lojinha Marietska!
Formado por 7 ilhas principais, 14 ilhas menores, 12 ilhas adicionais, 64 ilhotas e 136 rochas, quase todas as ilhas de Galápagos são vulcões em decorrência da erupção de magma. O Arquipélago está localizado no Oceano Pacífico a aproximadamente 1.000 Km da costa equatoriana.
Somente 4 ilhas são habitadas:
Santa Cruz: é a ilha mais central do arquipélago
San Cristóbal: capital da província insular
Isabela: a maior ilha do arquipélago
Floreana: tem uma pequena população de menos de 120 habitantes.
Se você curte observar animais livres na natureza, esse é o seu destino. São mais de 45 espécies endêmicas de aves, 42 de répteis, 15 de mamíferos e 79 de peixes convivendo em plena harmonia com as pessoas. É claro que você não verá todos esses bichinhos, mas todos os seus dias serão surpreendentes.
O nome Galápagos vem das tartarugas gigantes, que são as espécies mais representativas no arquipélago. Continue me acompanhando que logo mais falarei sobre as cascudinhas.
Não foi tarefa fácil escolher o que fazer nessa viagem, pois eram muitas atrações para pouco tempo. Além disso, os deslocamentos entre as ilhas reduziriam ainda mais o meu tempo disponível.
Fiquei dois dias inteiros em Quito, Capital do Equador, na ida e um dia inteiro na volta. O proprietário do hotel permitiu que eu deixasse lá algumas comprinhas e coisinhas que não seriam utilizadas em Galápagos.
A minha rota em Galápagos foi a seguinte:
De Quito para a Ilha de Santa Cruz de avião (LATAM)
Da Ilha de Santa Cruz para Ilha Isabela de lancha
Da Ilha Isabela para San Cristóbal num pequeno avião
Da Ilha de San Cristóbal de volta para Quito de avião (LATAM)
Só um detalhe, o aeroporto não fica exatamente na Ilha de Santa Cruz e, sim, na Ilha de Baltra. De lá, tem que pegar um ônibus gratuito até o Canal de Itabaca e em seguida pegar um barco, que custa USD 1,00, até Santa Cruz. Cada um desses percursos leva 10 minutos aproximadamente e é tudo muito bem organizado.
O retorno pela Ilha San Cristóbal é bem mais prático porque basta ir do hotel até o aeroporto. Se decidir retornar por Santa Cruz, lembre-se de que, além do percurso do seu hotel, você terá que pegar o ônibus + barco até o aeroporto que fica em Baltra.
Decidi não fazer nenhum passeio de barco porque, além dos preços estarem fora do meu orçamento, eu gosto mesmo é de curtir a natureza caminhando, sem pressa e atenta a todos os detalhes.
Veja só um pequeno pássaro em um tapete natural de suculentas.