Conheça a Lojinha Marietska!
Eu poderia ficar um ano inteiro na Chapada dos Veadeiros desbravando cada cantinho dessa região tão deslumbrante, mas eu só tinha uma semana para essa viagem.
Estabelecemos como base a cidade de Alto do Paraíso de Goiás, que fica a 230 km de Brasília, e fizemos bate e volta todos os dias para os passeios. Não foi uma ideia ruim, mas poderia ter sido mais eficiente se tivéssemos ficado uns dias na Vila de São Jorge, pela proximidade com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e outras atrações.
Região de Cerrado, a Chapada dos Veadeiros é para quem gosta de fazer trilhas, curtir cachoeiras, riachos e não liga para luxo. É muita poeira por todos os lados, então vá preparado se for alérgico.
Protetor Solar e repelente contra mosquitos são indispensáveis. Carregue-os na sua bolsa o tempo todo para reaplicar durante os passeios. Não esqueça também o boné ou chapéu porque o sol castiga, mesmo no inverno.
É recomendado também que esteja vacinado contra a Febre Amarela com pelo menos 10 dias de antecedência.
Todas as cachoeiras na Chapada dos Veadeiros ficam em propriedade particular e são cobradas taxas de entrada. Leve dinheiro porque não encontrei nenhum lugar que aceita cartão, exceto o Parque Nacional. Alguns aceitam pix.
Há somente duas agências bancárias em Alto Paraíso, Itaú e Banco do Brasil.
A forma ideal para visitar as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros é de carro, mas é comum turistas pedindo carona nas estradas. Vai do seu gosto.
Localizada a 52 km de distância da cidade de Alto Paraíso, em Goiás, é um ótimo lugar para passar o dia, principalmente com crianças. De fácil acesso, após uma caminhada de apenas 200m você chega à Cachoeira Poço Encantado.
Tem uma prainha de areia branca onde você estender a sua toalha e dentro da água se formam alguns bancos de areia.
Assim como todas as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira Poço Encantado também fica em propriedade particular.
A Pousada Cachoeira Poço Encantado cobra uma taxa de R$ 50,00 (preço de mai/2023), em dinheiro, para os visitantes que querem passar o dia. Os hóspedes não precisam pagar a taxa.
Caso tenha interesse, faça a reserva da sua hospedagem no Booking.com.
A Cachoeira dos Cristais fica a 8 km de distância de Alto Paraíso. O acesso é por uma trilha de 1,5 km com várias cachoeiras pelo percurso, sendo que a última é a cachoeira Véu de Noiva.
As cachoeiras têm pequenas quedas, águas cristalinas e algumas formam pequenos poços onde as pessoas podem se divertir.
A trilha é em declive e tem algumas pedras pelo caminho, o que pode causar algum incômodo a quem não estiver acostumado.
Há uma lanchonete antes do acesso à trilha da Cachoeira dos Cristais.
A Cachoeira da Raizama fica a 3,5 km da Vila de São Jorge. Ao comprar o seu ingresso, o proprietário explicará sobre as atrações e o caminho a ser percorrido. Não há local para se alimentar dentro da propriedade.
A trilha começa em um lindo caminho ornamentado por espécies variadas de flores do cerrado. Durante o percurso, você encontrará poços e pequenas cachoeiras, além de algumas formações rochosas bem curiosas, esculpidas naturalmente.
Eu, particularmente, adorei caminhar pelas trilhas da Cachoeira Raizama. O lugar é lindíssimo, de fácil acesso e você pode se refrescar nos poços durante o caminho.
O Valle das Pedras é uma hospedaria, mas você pode passar o dia na propriedade sem se hospedar. Está localizado a 5 km da Vila de São Jorge.
Um lugar muito tranquilo com trilhas de fácil acesso, corredeiras e rios com águas cristalinas. Uma ótima opção para aquele dia que você deseja simplesmente descansar.
O local oferece refeições, mas entre em contato com a hospedaria para maiores informações.
O Vale da Lua é sem dúvida o local mais visitado na Chapada dos Veadeiros. Famoso por sua semelhança com a superfície da lua, a formação rochosa tem várias crateras esculpidas naturalmente. Algumas delas formam poços com pequenas quedas d´água que parecem hidromassagem. Siga as placas para chegar às piscinas naturais que podem ser utilizadas para banho.
O local tem estacionamento e lanchonete. A caminhada da entrada até o Vale da Lua é bem tranquila.
O Vale da Lua fica a 9 km da Vila de São Jorge. Se estiver em Alto Paraíso, no caminho você poderá parar para ver o Jardim de Maytrea, com seus buritis, flores e montanhas ao fundo. Não é uma atração turística propriamente dita, mas um belo cenário para ser fotografado. Não há lugar para estacionar o carro, a não ser o acostamento.
O Poço das Esmeraldas, Cachoeira do Encontro e Cachoeira do Cordovil fazem parte de um circuito da Fazenda Santuário Volta da Serra, localizado a 9 km da Vila de São Jorge.
A trilha tem distância de 8 km, ida e volta, e nível fácil. Durante o percurso, além das 3 atrações citadas, você vai encontrar também a Cachoeira do Rodeador.
As águas cristalinas com tom esverdeado são capazes de impressionar até os que vivem por ali.
O período recomendado para visitação é até julho, quando ainda há queda d´água na cachoeira do cordovil antes dos meses de seca.
A Cachoeira do Segredo é tão gelada, mas tão gelada, que tem vários avisos de risco de hipotermia. Isso ocorre porque ela fica na sombra na maior parte do ano. Sol mesmo, só durante o verão.
Aliás, no verão é obrigatório o acompanhamento de guia. O percurso, nessa época do ano, é de 16 km ida e volta. Durante o período chuvoso, os carros não conseguem chegar ao último estacionamento porque os rios ficam cheios.
A trilha é tranquila, com muitas flores e um visual incrível. Pelo caminho há uma piscina natural maravilhosa onde você pode se refrescar e descansar.
A Cachoeira do Segredo fica a 11 km de distância da Vila São Jorge.
A Cachoeira das Loquinhas fica a uma distância de 4 Km de Alto Paraíso, seguindo pela rua principal.
É um lugar muito organizado e bem estruturado. São três trilhas sobre uma passarela de madeira onde você terá acesso a vários poços e quedas d´água.
A melhor época para visitar a Cachoeiras das Loquinhas é durante o período chuvoso. Eu fui no mês de junho e alguns poços estavam secos ou com nível muito baixo. Mas ainda assim valeu a pena.
Águas cristalinas de tom verde esmeralda é o que você vai encontrar por lá.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação com uma área de mais de 240 mil hectares de cerrado. Fica a 1 km da Vila de São Jorge, em Alto Paraíso, e muitas pessoas vão caminhando da vila até o parque.
Há cinco opções de trilhas dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, mas o acesso é sazonal. Quando fui, em junho, só havia três trilhas disponíveis. Nós fizemos a "Carrossel e Corredeiras" e "Trilha dos Cânions e Cariocas".
O Parque funciona todos os dias da semana e, logo que saímos do estacionamento, recebemos um formulário para preencher com o Termo de Conhecimento de Riscos e Normas.
É tudo muito organizado, com atendimento simpático e funcionários extremamente prestativos.
Na bilheteria, somos orientados a entrar Centro de Visitantes para assistir à palestra com todas as orientações das trilhas. Como ainda não sabíamos qual trilha escolher, nós preferimos ir primeiro à palestra e depois comprar o passeio. Foi super esclarecedor.
As duas trilhas que escolhemos são autoguiadas e há setas indicativas com cores diferentes para cada percurso. Tudo isso é explicado na palestra.
Siga as setas vermelhas para percorrer a trilha dos Cânions e Cachoeira dos Cariocas, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. São 11 km de ida e volta em um caminho belíssimo com paisagens e flores do cerrado. A trilha é tranquila, sendo a maior parte plana.
Depois de 5 km há uma bifurcação, onde à direita leva ao Cânion e seguindo pela esquerda você chega à Cachoeira dos Cariocas.
Chegando no Cânion, há ainda a opção de ir até o poço para banho. O caminho é atravessando pelos blocos de pedra, a descida é íngreme e precisa de muito cuidado para ser percorrida.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros oferece transporte interno para a Trilha do Carrossel e Corredeiras. O serviço precisa ser adquirido na bilheteria.
O carro nos levou do Centro de Visitantes até o início da trilha suspensa de onde é possível observar o poço Carrossel e percorrer o caminho até as Corredeiras do Rio Preto. Nos horários estabelecidos, o carro aguarda no início da trilha das Corredeiras para o retorno até o Centro de Visitantes.
Optamos pela contratação do transporte porque pegamos dias muito quentes e talvez não curtiríamos tanto a trilha em mais um dia de sol. A vantagem de pegar o carro, além do conforto, foi curtir as Corredeiras do Rio Preto tranquilamente. Ficamos algumas horas ali com apenas mais três pessoas e pudemos usufruir de todas as hidromassagens que as corredeiras gentilmente nos ofereceu. Talvez, por isso, esse tenha sido o lugar que mais gostei na Chapada dos Veadeiros.