Conheça a Lojinha Marietska!
SALA SÃO PAULO. Desculpe-me pela desproporção desses caracteres, mas ela representa a grandeza desse lugar em todos os sentidos.
A Sala São Paulo é grande, literalmente falando da sua dimensão. A antiga Estação Júlio Prestes começou a ser restaurada no ano de 1997 com o objetivo de receber apresentações sinfônicas e ser a casa da Osesp, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Com arquitetura neoclássica, sua área total é de aproximadamente 27.000 metros quadrados, onde abriga salas de concertos, escritórios administrativos, áreas de descanso, cafés e lojinha. Do lado de fora, a imponência do edifício vai surpreender quem estiver chegando por lá e a entrada já é uma pequena amostra do que está por vir.
Foram preservados todos os detalhes da arquitetura original, mas algumas modificações tiveram que ser implementadas a fim de garantir que o sistema acústico funcionasse em situações variadas. A altura do forro, por exemplo, pode ser modificada de acordo com cada apresentação a fim de garantir a qualidade acústica. As poltronas foram idealizadas como se fossem o corpo humano, permitindo que os ensaios sejam mais próximos da realidade. Mas o mais desafiador foi o piso, pois o arquiteto precisava isolar o som e a vibração externa devido à linha de trem que passa ao lado do edifício.
Localizada na região central de São Paulo, a Sala São Paulo é considerada uma das melhores casas de concertos da América Latina e do mundo, respeitada e muito bem avaliada por críticos, músicos e pelo público em geral.
Apesar de ter sido projetada especificamente para concertos de música clássica, a Sala São Paulo oferece também apresentações variadas como jazz, música brasileira e outros gêneros.
Assistir a um concerto na Sala São Paulo, mesmo que o estilo clássico não faça parte do seu gosto musical, é uma oportunidade única de experimentar e sentir toda a essência da música. Essa gigante te transportará para um outro mundo e você será capaz de sentir a história contada em cada acorde. Eu me emocionei várias vezes e esses momentos são indescritíveis.
A Sala São Paulo oferece apresentações gratuitas nos matinais, aos sábados ou domingos. Os ingressos são disponibilizados toda segunda-feira, a partir das 10h, na bilheteria do site da Sala São Paulo ou nos totens físicos localizados no piso térreo da Sala São Paulo. Em ambos os casos, é preciso correr porque os ingressos esgotam muito rapidamente.
Para quem não conseguir "comprar" o ingresso, ainda há a possibilidade de conseguir assistir ao matinal gratuito se chegar 2 horas antes da apresentação, pois a Sala São Paulo disponibiliza as vagas das pessoas que não compareceram. No dia em que eu fui ao matinal, havia muitos assentos vazios, mas fique ciente de que não é nada garantido.
Além das apresentações musicais, há também a opção de fazer uma visita monitorada à Sala São Paulo, mediante agendamento prévio. Os monitores explicam sobre a arquitetura, a história, a restauração e leva os visitantes para conhecerem algumas salas.
Aos sábados e domingos, a visitação é gratuita. Então, aproveite e veja os detalhes no site oficial da Sala São Paulo.
Você não precisa, necessariamente, assistir ao concerto e fazer a visita monitorada, mas se fizer os dois, tente agendá-los no mesmo dia. Aguarde a resposta por e-mail para ter certeza de que o agendamento deu certo.
Há dois cafés na parte interna do edifício onde você poderá se alimentar, mas o acesso só será permitido se você tiver o ingresso do concerto. Caso faça somente a visita monitorada, poderá usufruir do Café da Pina Estação, prédio que fica ao lado da Sala São Paulo.
A Sala São Paulo tem total acessibilidade aos PCD´s e pessoas com mobilidade reduzida e as visitas monitoradas poderão ser com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
Veja todos os detalhes no site oficial da Sala São Paulo.
A Sala São Paulo fica na Rua Mauá, 51, no Centro de São Paulo. Possui estacionamento e também tem parceria com uma empresa de Táxi.
Mas, na minha opinião, o acesso mais seguro é por trem ou metrô. A Estação da Luz tem um corredor que conecta a estação ao estacionamento da Sala São Paulo. Siga em frente na Plataforma 1 da estação de trem (CTPM) até a catraca que leva ao Boulevard. Está muito bem sinalizado.
Quem conhece São Paulo sabe que o centro da cidade está bem degradado, então fica a dica.
Importante: Não há bilheteria para comprar a passagem de trem ou metrô na volta, então compre a passagem na ida.
Veja mais informações no site oficial da Sala São Paulo.