Conheça a Lojinha Marietska!
O mais antigo museu público da cidade de São Paulo, o Museu do Ipiranga, foi fechado em 2013 por problemas estruturais. Começou a ser reformado em 2019 e foi reaberto no dia 07 de setembro de 2022 para a comemoração do bicentenário da independência do Brasil.
Fundado em 1895, o Museu do Ipiranga foi incorporado à Universidade de São Paulo no ano de 1963. O seu acervo é composto por 450 mil itens do século 17 a meados do século 20 e, ao contrário do que alguns dizem, esse edifício nunca abrigou nenhum morador.
Durante a reforma, 36 obras do acervo permaneceram no Museu do Ipiranga, devidamente protegidas, e o restante foi transferido para outros endereços do mesmo bairro, para que os pesquisadores pudessem continuar tendo acesso.
Com uma importância histórica de extrema relevância, o Museu do Ipiranga, os seus jardins e bosques, o Monumento à Independência e a Casa do Grito são patrimônios culturais tombados nas esferas municipal, estadual e federal.
O Novo Museu do Ipiranga tem exposições temporárias e de longa duração onde você poderá ver uma maquete lindíssima do edifício original.
Focado em história, o museu apresenta também uma maquete de uma parte da cidade de São Paulo sendo representada há 150 anos aproximadamente. São cenas do nosso passado sendo narradas e destacadas de forma didática que estimulam a nossa curiosidade.
Além do Saguão, Escadaria e Salão Nobre, os visitantes podem ir também ao mirante do Museu para observar o entorno do edifício, assim como o seu belíssimo jardim francês. O número de pessoas no mirante é controlado e essa parte do museu, infelizmente, não possui acessibilidade aos PcD´s.
O jardim do Museu do Ipiranga foi projetado, primeiramente, por um paisagista belga que se inspirou nos belos jardins franceses. A sua construção, que estava praticamente no mesmo nível do museu, começou em 1907 e foi finalizada em 1909. Os dois terraços laterais, que temos até hoje, foram construídos para possibilitar a observação do jardim como um todo. Dê uma passadinha por lá e veja toda essa arte por um ângulo diferente e mais bonito.
Em 1919, o jardim foi reconstruído por um paisagista francês, que rebaixou a área em frente ao museu e incluiu as fontes e os chafarizes no projeto, entre outras alterações. Apesar dessa reconstrução, algumas características do paisagista belga permanecem até hoje, como a poda escultural, a simetria e a organização.
O acesso ao jardim francês do Museu do Ipiranga é gratuito e pode ser visitado de segunda a domingo, das 5h às 20h. É uma linda área verde com locais para caminhada, banquinhos para descansar e alguns pássaros vão aparecer para alegrar o seu dia.
O Monumento à Independência foi inaugurado em 07 de setembro de 1922, mas concluído somente em 1926. Os restos mortais de Dom Pedro I e suas duas esposas estão abrigados numa cripta que foi construída em seu interior.
O acesso ao Monumento é gratuito e está localizado bem em frente ao jardim francês do Museu do Ipiranga. Esse é o local onde foi proclamada a independência do Brasil.
Ao contrário do jardim francês, que tinha muitos guardas, essa área parecia um pouco abandonada, o que trouxe uma sensação de insegurança.
Mas vale muito a pena visitar também esse espaço. Ali do Monumento à Independência, você vai observar algumas árvores alinhadas que são como soldados protegendo a imponente arquitetura do Museu do Ipiranga.
O Museu do Ipiranga tem elevador, rampas de acesso, obras e telas táteis e possui duas cadeiras de rodas não motorizadas.
Eu só não vi acessibilidade ao mirante.
Dentro do Museu
Fotos com celulares ou câmeras são autorizados somente para uso pessoal. É vedado o uso dos demais equipamentos fotográficos.
Não são permitidos ensaios fotográficos.
Registros comerciais e profissionais deverão ser solicitados através do autorizados através do “Formulário de Solicitação – Captação Fotográfica/Videográfica” e aguardar a avaliação da Direção do Museu. Poderá haver cobrança.
Fora do Museu
Fotos com celulares são autorizados somente para uso pessoal.
Para fotos com câmeras, mesmo se sejam para fins pessoais, será necessária a sua assinatura no termo de autorização que fica com a equipe de segurança do jardim.
Para registros comerciais e profissionais, será necessário o preenchimento do “Formulário de Solicitação – Captação Fotográfica/Videográfica” e do "Formulário de autorização da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo"
Os ingressos gratuitos foram prorrogados até 30/04/2023. Você pode levar 1 kg de alimento como doação voluntária.
Pela internet
Os ingressos são disponibilizados às sextas-feiras, às 10h. No site oficial do Museu do Ipiranga, clique em "Adquira seu Ingresso" para fazer o agendamento.
Podem ser reservados até 4 ingressos por CPF.
Na bilheteria do Museu do Ipiranga
Os ingressos são distribuídos de terça a domingo, a partir das 11h30 (em intervalos de uma hora), por ordem de chegada e sujeitos à disponibilidade de horário.
Terça a domingo, das 11h às 17h.
Nos feriados, verifique a programação no site oficial do Museu do Ipiranga.
Endereço: Rua dos Patriotas, 20 - Ipiranga - São Paulo - SP - CEP 04207-030
Até esse momento, será necessário utilizar os estacionamentos privados que existem no entorno do parque.
Pessoas com deficiência (PcD) e idosos poderão acessar o Museu do Ipiranga pela Rua Xavier de Almeida, s/n, apenas para embarque e desembarque.
Transporte Público
Ônibus: As seguintes linhas têm rotas que passam perto do Museu: 174M-10, 217, 4491-10, 476G-41, 477A-10, 478P-10, 5108-10, 874T-10.
Metrô: A estação mais próxima do Museu é a “Alto do Ipiranga”, da Linha 2 (verde).
CPTM: A estação mais próxima do Museu é a “Ipiranga”, da Linha 10 (turquesa).