Conheça a Lojinha Marietska!
Com suas estradas pavimentadas, Santa Cruz, a segunda maior ilha de Galápagos, é o principal centro turístico do arquipélago. Aqui você encontra uma grande diversidade de passeios para todos os gostos e bolsos.
Puerto Ayora é a cidade onde fica o centro turístico de Santa Cruz e, na minha opinião, o melhor local para se hospedar. Tem hotéis, restaurantes, bancos, correios, hospital e é o ponto de partida para a maioria das atrações. Tudo perto e tudo a pé.
Foi onde também eu comprei as passagens de lancha para fazer os deslocamentos entre as ilhas Santa Cruz-Isabela e Isabela-San Cristóbal (esse percurso não está mais disponível no site oficial). Consulte o site oficial de Galápagos para saber os preços atualizados e se programar com os horários.
Muitos pássaros são encontrados facilmente no porto onde os pescadores vendem as suas mercadorias, seja a espera de um ato de bondade por parte deles ou a espera de uma distração para pegar um peixe sem ser percebido.
Apesar do aspecto assustador, a iguana marinha é uma espécie vegetariana, inofensiva e não está nem aí para os humanos. Ela é encontrada em todo o arquipélago e logo você vai achar esse bichinho uma graça.
Você encontrará também os lobos marinhos descansando em qualquer lugar. Eles sempre dão um show de fofura.
Galápagos ficou popularmente conhecida por causa da história de George, a tartaruga gigante e solitária encontrada no ano de 1971 na Isla Pinta. Para a sua proteção, ele foi levado para o Centro de Criação da Estação Charles Darwin e houve um esforço global em busca de uma fêmea da mesma espécie para que pudesse reproduzir. Infelizmente, não houve êxito e George morreu em 2012 sem reproduzir. Até hoje, o governo equatoriano concentra esforços para tentar salvaguardar a sua espécie.
A Estação Científica Charles Darwin é uma organização, sem fins lucrativos, dedicada à pesquisa científica para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade do arquipélago de Galápagos. É também um destino turístico com entrada gratuita e fica a uns 15 minutos de Puerto Ayora.
Além de um salão de exposições, um mirante e uma lojinha, você poderá observar as tartarugas gigantes, em cativeiro, no Centro de Criação.
O horário de funcionamento é das 8h às 12h30 e das 14h30 às 17h30 diariamente.
Sabia que esse pássaro, o cucuve (Mimus Parvulus), foi a chave para que Charles Darwin entendesse a evolução das espécies? Ao visitar San Cristóbal e Floreana, ele observou que em cada ilha havia uma espécie diferente desse grupo de aves.
As tartarugas gigantes são os símbolos de Galápagos e exemplos vivos da incrível evolução das espécies em ambientes isolados sem predadores. Aqui ela está no Centro de Criação de Charles Darwin num programa de reprodução em cativeiro. A sua reprodução em estado natural é complicada devido aos impactos produzidos pelos porcos selvagens, formiga-de-fogo, plantas invasoras e também pela ocupação agrícola de uma área muito grande do arquipélago. Elas são as principais dispersoras de sementes e têm um papel muito importante na manutenção da integridade ecológica das ilhas onde vivem.
Praias lindíssimas, mangue, piscinas naturais, tartarugas marinhas, iguanas marinhas, grande variedade de pássaros, tubarões, raias e peixinhos. Eu te apresento Tortuga Bay.
Chapéu na cabeça, muito protetor solar e bora caminhar comigo.
A distância de Puerto Ayora até o início da trilha é de 1km. Subindo os degraus, você encontrará um guichê de controle onde terá que preencher um formulário com os seus dados pessoais.
A trilha é bem tranquila e não tem como errar o caminho. Não há muita sombra durante o percurso, então se proteja contra o sol.
São 2,4 km até chegar à Playa Brava. A areia branquinha e a água cristalina convidam os andarilhos a um banho de mar. Mas fique atento aos sinais de alerta. Bandeira vermelha é sinal de perigo e não entre na água. Uma pena, parece tão inofensiva.
Ao chegar à Playa Brava, caminhe sentido à direita e vá até o final dela. Dependendo da maré, você vai encontrar uma piscina natural. E olha só quem eu vi por lá: um tubarãozinho!
Continue seguindo em frente e passe pelas iguanas marinhas (lembre-se de que elas são inofensivas). Chegando no mangue, você encontrará a Playa Mansa, onde poderá fazer um mergulho, ficar de molho na água ou simplesmente descansar sob a sombra de uma árvore. Os barcos de passeio atracam para mergulho ali perto.
Foi nesse cantinho do paraíso que eu escolhi para estender a minha toalha. Além de tomar banho de mar, com a companhia de um passarinho que resolveu ficar ali comigo, passei o dia vendo um desfile de raias, tubarões e pelicanos.
Foram tantas as experiências em um só lugar que, no dia seguinte, resolvi voltar a Tortuga Bay.