Conheça a Lojinha Marietska!
É permitido que brasileiros entrem no Equador portando somente o RG, desde que o retorno não ultrapasse 90 dias.
A vacina contra a febre amarela é exigida no Equador. Embora, no meu caso, não tenha sido solicitada, é melhor evitar transtornos e levar o seu Certificado Internacional de Vacinação. Você precisa tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem. Veja como tirar o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) no site gov.br.
A moeda utilizada no Equador é o Dólar Americano.
Para entrar em Galápagos, precisamos atender a algumas exigências. Farei um resumo logo abaixo, mas deixarei também os links oficiais para que você possa pegar as informações atualizadas, caso o Governo do Equador faça alguma alteração.
Aeroportos no Equador que têm acesso a Galápagos: Quito e Guayaquil
Aeroportos em Galápagos para retorno ao Equador: Baltra (Santa Cruz) e San Cristóbal. O aeroporto de Isabela é utilizado somente para voos entre as ilhas.
Cias aéreas que operam para Galápagos: Tame, Avianca e Latam
Preencha o TCT no site oficial do governo do Equador: Pre-registro TCT Turistas. Veja o passo a passo em Step by step TCT online
No Aeroporto de Quito ou Guayaquil, procure pela Oficina del Consejo de Gobierno de Galápagos e registre o seu TCT. Após o registro, guarde o documento porque ele será solicitado no seu retorno. O custo desse registro é de USD 20,00
Em Galápagos, entregue o TCT completo ao funcionário do aeroporto de Baltra ou San Cristóbal.
Obs.: Quando comprar a sua passagem aérea, lembre-se de que a conexão precisará de tempo suficiente para fazer esse procedimento no aeroporto do Equador.
Aeroporto de Quito ou Guayaquil: A sua bagagem deverá ser revistada na sala da Agencia de Regulación y Control de la Bioseguridad para Galápagos ABG. Veja a Lista Oficial de Produtos proibibos, restringidos e permitidos em Galápagos.
Aeroporto de Baltra ou San Cristóbal: A sua bagagem de mão será revistada para certificar de que não está entrando com produtos orgânicos que possam ameaçar o ecossistema de Galápagos.
Obs.: Quanto eu entrei por Baltra, a minha bagagem de mão e a de todos que estavam lá foram lacradas nessa revista.
Ao chegar no aeroporto em Galápagos, você deverá pagar o imposto de entrada para ingresso às áreas protegidas do arquipélago.
Turistas do Mercosul maiores de 12 anos: USD 50,00
Turistas do Mercosul menores de 12 anos: USD 25,00
Menores de 2 anos de qualquer nacionalidade são isentos desse imposto.
Site oficial do Governo do Equador com as informações atualizadas: Informação de Interesse para chegada às ilhas
Mantenha distância de pelo menos 2 metros dos animais, inclusive sua câmera.
Tire fotos sem flash.
Não alimente e nem toque nos animais.
Não tire e não deixe nada no ambiente.
Não fume, não beba e nem faça fogueiras.
Caminhe sempre dentro das trilhas.